30,6 milhões entregam declaração de IR dentro do prazo

Terminou ontem (30) o prazo para declarar o imposto de renda 2019. De acordo com a Receita Federal, foram enviadas 30.677.080 declarações do IRPF até as 23h59min59s, superando a estimativa do próprio órgão, que era receber 30,5 milhões de declarações. Este ano a Receita Federal não registrou grandes problemas técnicos no processo de transmissão das declarações. Alguns contribuintes que possuíam débitos no e-Social relataram problemas para entregar a declaração, mas, de acordo com o órgão, essa questão foi completamente sanada nos canais de atendimento, como no chat da Receita Federal.

Em entrevista coletiva, autoridades da Receita Federal reconheceram a importância da imprensa na divulgação de informações referentes às regras da declaração do imposto de renda durante esses dois meses que compreendem o prazo para enviar a declaração.

declarações do imposto de renda 2019
Autoridades da Receita Federal e do Serpro avaliaram que a entrega da declaração do imposto de renda 2019 foi um sucesso. Foto: Divulgação Receita Federal


Entrega da declaração do IR por aplicativo

Em 2019 se confirmou a tendência de aumento no uso do aplicativo móvel como meio de preenchimento da declaração do imposto de renda. Segundo a Receita Federal, foram enviadas 745.880 declarações por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para iOS e Android. Esse número representa um crescimento de mais de 100% em relação a 2018.

Acompanhamento da declaração do IRPF

Após entregar a declaração do imposto de renda, é necessário aguardar 24 horas para o processamento pelos sistemas da Receita Federal. Para conferir se há pendências na declaração, o contribuinte deve acessar a página do e-CAC no site da Receita Federal e clicar em “Extrato do Processamento da DIRPF” no menu “Meu Imposto de Renda”. Se a declaração cair na malha fina, o contribuinte deve seguir as recomendações constantes no extrato de processamento da DIRPF e fazer as eventuais correções através de retificação da declaração enviada.

Quem não entregou a declaração do imposto de renda 2019 dentro do prazo, terá a partir de amanhã (02) às 08h00 a oportunidade de cumprir essa obrigação. No entanto, no momento da entrega será gerado um DARF da multa por atraso, no valor mínimo de R$ 165,74, mas que pode chegar a até 20% do valor devido de imposto de renda, conforme a quantidade de meses em atraso (1% ao mês).

A falta de entrega da declaração do imposto de renda pode ocasionar pendências no CPF.



Leia Também

Como fazer a declaração do imposto de renda 2019

Declaração de Isenção do Imposto de Renda

Como imprimir a certidão negativa da Receita Federal

Como consultar pendências no CPF pelo site da Receita Federal

Como gerar o código de acesso ao portal e-CAC da Receita Federal

Clique para avaliar esse artigo!
[Total: 2 Média: 5]

Comentários