O valor de isenção do imposto de renda costuma ser corrigido todos os anos. Em 2019, o valor para ser isento do imposto de renda é de até R$ 28.559,69 em rendimentos tributáveis. Assim, quem recebeu essa quantia máxima de rendimentos tributáveis em 2018, por exemplo, não está obrigado a declarar o imposto de renda para a Receita Federal no exercício 2019.
No entanto, algumas instituições exigem uma declaração de isenção do imposto de renda às pessoas que solicitam algum benefício junto a essas instituições, como por exemplo, a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos. Até 2008, a comprovação da isenção do imposto de renda era feita por meio da Declaração Anual de Isento (DAI), já extinta pela Receita Federal.
Atualmente, a declaração de isenção do imposto de renda pode ser feita de próprio punho pela pessoa, conforme estabelece a Lei Nº 7.115/83.
Embora a Receita Federal não forneça nenhum tipo de documento oficial com a finalidade de declarar que alguma pessoa é isenta do imposto de renda, ela disponibiliza um modelo de declaração de isenção do imposto de renda que pode ser usado para cumprir essa exigência junto a qualquer instituição.Modelo de Declaração de Isenção do Imposto de Renda
Caso não consiga visualizar o documento em PDF acima, clique aqui para baixar o modelo de declaração de isenção do imposto de renda.
Leia Também
Como fazer a declaração do imposto de renda
Como imprimir a 2ª via do CPF
Como imprimir a certidão negativa da Receita Federal
Como consultar pendências no CPF pelo site da Receita Federal
Procuração Eletrônica da Receita Federal
IR 2020: Quem precisa declarar