Imagine que você está andando tranquilamente pela calçada e, de repente, se depara com um leão atravessando a rua em meio aos carros. Ele parece estar à procura de alguém e quando olha para você, dispara na sua direção. Geralmente, essa é a sensação que você sente quando recebe uma carta da Receita Federal. Logo após a reação instintiva de fugir, você começa a pensar como esse leão foi parar ali e torce para que a mordida não seja tão dolorosa.
Qual o significado de malha fina?
Malha fina é a situação na qual uma declaração do imposto de renda é selecionada para verificação de possível infração à legislação tributária. A Receita Federal usa como sinônimo de malha fina o termo malha fiscal. Os parâmetros mais recorrentes que causam a retenção em malha fina são as omissões de rendimentos, divergências nos valores informados, despesas médicas, dependentes, entre outros. Vale lembrar que, após o recebimento da declaração de imposto de renda com possíveis erros, a Receita Federal espera algum tempo para que o contribuinte retifique-a por conta própria. Passado esse período, que costuma ir até dezembro, o setor de fiscalização da Receita Federal inicia o procedimento de intimação dos contribuintes enviando as temíveis correspondências.
Como saber se a minha declaração caiu na malha fina?
Para saber se a sua declaração está em malha fina, você deve acessar o Extrato de Processamento da DIRPF, por meio do portal e-CAC. Veja, a seguir, o passo a passo para saber se caiu na malha fina:
1. Acesse o portal e-CAC, no site da Receita Federal. Digite seus dados de acesso ou use um certificado digital. Caso não possua nenhum dos dois, clique aqui e saiba como gerar o código de acesso.
2. Clique na aba “Declarações e Demonstrativos”.
3. Clique no link “Extrato do Processamento da DIRPF”
4. Na coluna “Serviços”, clique na imagem indicada (Extrato).
5. Confira as informações sobre a sua declaração. Se a situação já estiver processada, significa que ela não caiu na malha fina. Quando a declaração cai em malha fina, a situação consta “Com pendências”. Se este for o seu caso, siga as instruções para retificar a declaração ou aguardar a carta da Receita Federal. Pelo menos, dessa vez você saberá como enfrentar o leão, ou seja, juntar todos os comprovantes que foram informados na sua declaração.
Leia também
Como saber se a declaração caiu na malha fina da Receita Federal
Como fazer a declaração do imposto de renda
Como funciona o pagamento da restituição do IRPF
Imposto de renda 2019: conheça as regras
O que é desconto simplificado do imposto de renda?