Como funciona o chat da Receita Federal

Já está em operação o Chat RFB, que permite a interação em tempo real com um atendente da Receita Federal a partir de qualquer computador com acesso à internet. O objetivo do chat da Receita Federal é otimizar as formas de atendimento ao contribuinte, proporcionando a resolução de demandas em poucos minutos, sem a necessidade de deslocamento a uma unidade presencial.

A interação no Chat da Receita Federal será com servidores de carreira do órgão, e não com robôs, conhecidos como chatbots. Inicialmente, a Receita Federal vai realizar dois serviços pelo Chat RFB: regularização de débitos do imposto de renda com envio de documentos digitais, bem como a conversão de processo eletrônico em digital nos casos de Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP). Segundo a Receita Federal, apenas esses dois serviços geraram mais de 230 mil atendimentos presenciais em 2018.

Como funciona o chat da Receita Federal

O atendimento online por meio do Chat da Receita Federal está localizado dentro do Portal e-CAC e funciona das 09 às 13 horas. Caso ainda não tenha, saiba como gerar o código de acesso ao e-CAC.

Antes de solicitar o atendimento pelo Chat da Receita Federal, tenha em mãos a documentação relacionada ao serviço que você deseja atendimento, como por exemplo, Declaração do Imposto de Renda, DARFs, recibos, relatórios de pendências, despachos, entre outros.

Após acessar o Portal e-CAC, clique no menu “Outros”.

e-CAC chat RFB


Em seguida, clique na opção “Serviços disponíveis via CHAT”.

serviços disponíveis no chat RFB


Para obter o atendimento online, clique no botão “Iniciar”.

chat RFB


Clique no botão “Solicitar Atendimento”.

chat da Receita Federal


No menu “Assunto”, selecione o serviço para o qual deseja o atendimento online. Na sequência, clique no botão “Solicitar” e aguarde a sua vez para ser atendido.

chat RFB regularização do imposto de renda


Atendimento Online na Receita Federal

Devido a restrições orçamentárias do Governo Federal que dificultaram a realização de novos concursos públicos, a Receita Federal vem trabalhando para ampliar a digitalização de seus procedimentos. Em março, a Receita Federal implementou o Dossiê Digital de Atendimento à Distância (DDA) para empresas solicitarem certidão negativa de débitos sem necessidade de entregar a documentação pessoalmente em uma unidade de atendimento presencial da Receita Federal. Juntas, as duas funcionalidades implementadas este ano (DDA e Chat RFB) foram responsáveis por 530 mil atendimentos presenciais em 2018.



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