Só este ano, a Receita Federal já apreendeu 2.215 kg de pasta base de cocaína no porto de Navegantes.
A Receita Federal apreendeu nesta segunda-feira (17) uma carga de abacaxi em calda que tinha como destino a Espanha. Dentro das caixas estavam escondidos 1.096 kg de pasta base de cocaína entre as latas de abacaxi em calda. Esta é a terceira apreensão de cocaína destinada a países europeus realizada pela Receita Federal no porto de Navegantes, em 2016.
Na primeira apreensão, em maio, foram encontrados 811 kg de pasta base de cocaína dentro de oito blocos de granito com destino à Espanha. A segunda apreensão identificou 308 kg de cocaína com alto grau de pureza escondidos em bobinas de aço, com destino à Itália.
A Receita Federal não divulga as informações do exportador nem do importador para não prejudicar as investigações da Polícia Federal. A suspeita é que o transporte da cocaína a partir dos portos de Santa Catarina com destino a países europeus seja comandado por narcotraficantes do Paraguai com ajuda do Primeiro Comando da Capital (PCC), no Brasil.
Se forem identificados, os responsáveis podem responder pelos crimes de tráfico internacional, com penas que vão de 5 a 15 anos de reclusão, e organização criminosa, com penas de 3 a 8 anos de reclusão.
Leia Também
Bagagem acompanhada: conceito, regras e limites
Como imprimir a 2ª via do CPF
Como imprimir a certidão negativa da Receita Federal
Consulta do CPF pelo site da Receita Federal
Declaração de Bitcoin e Criptomoedas da Receita Federal
Como fazer agendamento na Receita Federal