Termina amanhã, sexta-feira (28), o prazo para entrega da declaração do IRPF 2017. Segundo balanço divulgado hoje (27) pela Receita Federal, quase 6 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do IRPF 2017. Quem declarar fora do prazo estará sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, de 20% sobre o valor do imposto devido.
Caso o contribuinte ainda não tenha reunido todos os documentos para fazer sua declaração, a orientação é que preencha uma declaração dentro do prazo com as informações disponíveis e, tão logo consiga o restante da documentação, preencha uma declaração retificadora. Dessa forma, ele evitará a multa por atraso na entrega da declaração.
Caso não tenha recebido o(s) informe(s) de rendimentos da(s) sua(s) fonte(s) pagadora(s), é possível obtê-lo(s) através do e-CAC, no site da Receita Federal. Clique aqui e saiba como acessar.
Devem declarar imposto de renda todos aqueles que receberam, em 2016, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70. Além disso, existem seis outras situações que obrigam o contribuinte a entregar a declaração do IRPF 2017. Clique aqui para saber quais essas situações.
Leia Também
Bagagem acompanhada: conceito, regras e limites
Como imprimir a 2ª via do CPF
Como imprimir a certidão negativa da Receita Federal
Consulta do CPF pelo site da Receita Federal
Declaração de Bitcoin e Criptomoedas da Receita Federal
Como fazer agendamento na Receita Federal