Começou nesta quinta-feira (07) o prazo para fazer a declaração do imposto de renda 2019, cuja finalidade é prestar informações tributárias à Receita Federal referentes ao ano-calendário de 2018. Até as 11:00 deste primeiro dia do prazo, já foram entregues 254.903 declarações do imposto de renda. A principal vantagem de entregar a declaração do IRPF logo no início do prazo é a preferência que estas pessoas ganham no pagamento de uma eventual restituição nos primeiros lotes, caso a declaração não esteja na malha fina.
A Receita Federal esperar receber um total de 30,5 milhões de declarações até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo para declarar o imposto de renda 2019.
Se a pessoa que está obrigada a declarar o imposto de renda 2019 não entregar a declaração dentro do prazo, ela ficará sujeita a pagar multa por atraso no valor de, no mínimo R$ 165,74, e no máximo 20% do imposto de renda devido no ano. Além disso, o CPF também poderá ficar na situação pendente de regularização até que ela entregue a referida declaração.
Leia também
Como fazer a declaração do imposto de renda 2019
Imposto de renda 2019: conheça as regras para fazer a declaração
Como funciona o pagamento da restituição do imposto de renda
Como obter o informe de rendimentos
O que significa malha fina do imposto de renda?