A Receita Federal divulgou hoje (23) o resultado da arrecadação de tributos e outras receitas do Governo Federal de abril. O valor arrecadado foi de R$ 139 bilhões, que em números reais representa um decréscimo de 1,28% na comparação com o mês de abril de 2018, levando em consideração a inflação registrada pelo IPCA. No entanto, no período acumulado de janeiro a abril de 2019, a arrecadação federal foi de R$ 524,3 bilhões. Em termos reais, o valor é 1,14% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Queda de arrecadação
Segundo técnicos da Receita Federal, os principais responsáveis para a queda na arrecadação no mês de abril foram os fatores não recorrentes e as alterações na legislação. Em abril de 2018 houve uma expressiva arrecadação tributária por ocasião da consolidação de parcelamentos especiais, conhecidos como REFIS. Em abril deste ano o valor arrecadado foi 20,65% menor do que no mesmo mês de 2018. Porém, a queda maior (29,4%) foi registrada com as alterações na legislação do PIS/Cofins sobre o óleo diesel adotadas pelo Governo Federal após a greve dos caminhoneiros em 2018.
Outro fator importante que também contribuiu para a queda na arrecadação federal em abril foi o momento delicado da economia brasileira. O cenário político interno e as tensões comerciais que contribuíram para a desvalorização do Real frente ao Dólar Americano fizeram com que economistas revisassem as estimativas para inflação e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Leia Também
Haja imposto (e paciência)!
Como imprimir a 2ª via do CPF
Como imprimir a certidão negativa da Receita Federal
Declaração de Isenção do Imposto de Renda
Como a reforma tributária pode diminuir a desigualdade social no Brasil