A partir desta segunda-feira (16), a Receita Federal do Brasil vai disponibilizar o novo CPF com QR Code em seu site na internet. O novo modelo de CPF utiliza o QR Code para verificação de autenticidade do documento. Isso proporciona maior agilidade e simplificação ao processo, além de reduzir o risco de fraude com o documento. Antes, o processo de verificação de autenticidade do CPF exigia a inserção manual na página da Receita Federal do número do CPF, código de controle, data e hora da emissão. Agora, basta posicionar o CPF perante uma câmera de telefone celular para confirmar a autenticidade do documento.
Como imprimir o novo CPF
Para imprimir o novo CPF, basta acessar a página da Receita Federal e preencher os seus dados nos campos solicitados.
Mesmo com a implementação do novo CPF, os cartões de CPF antigos continuarão válidos. A troca do modelo NÃO gera um novo número de CPF.
QR Code
O QR Code, do inglês “Quick Response Code (Código de Resposta Rápida)”, é um tipo de código de barras inventado pela indústria automobilística do Japão que se popularizou em todo o mundo. As maiores vantagens do QR Code em relação aos códigos de barra lineares é a capacidade de armazenamento de informações e a praticidade, já que a maioria dos telefones celulares atuais pode escanear o QR Code através de suas câmeras. Para tanto, é necessário instalar um aplicativo leitor de QR Code no telefone celular.
Leia Também
Bagagem acompanhada: conceito, regras e limites
Como imprimir a 2ª via do CPF
Como imprimir a certidão negativa da Receita Federal
Consulta do CPF pelo site da Receita Federal
Declaração de Bitcoin e Criptomoedas da Receita Federal
Como fazer agendamento na Receita Federal