A Receita Federal lançou o aplicativo CPF Digital. Ao que tudo indica, o aplicativo CPF Digital é um grande passo tecnológico para ampliar o acesso aos serviços governamentais. De acordo com a Receita Federal, além de guardar uma cópia digital do documento, o CPF Digital irá oferecer funcionalidades para obter auxilio junto aos órgãos do Ministério da Economia e funcionará como um canal de comunicação com o governo. O aplicativo CPF Digital foi desenvolvido pelo Serpro e está disponível para Android e iOS.
A primeira versão do CPF Digital já trouxe uma integração com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa integração tem a finalidade de garantir segurança dos dados e é responsável pela validação biométrica e realização da prova de vida a partir da foto da CNH que é coletada pelos órgãos estaduais de trânsito. Dessa forma, só quem possui CNH poderá utilizar o CPF Digital. A Receita Federal planeja lançar futuras versões para quem não tem a carteira de habilitação.
Como baixar o CPF Digital
O aplicativo CPF Digital está disponível no Google Play (para dispositivos Android) e na App Store (para dispositos iOS).
Como configurar o CPF Digital
A configuração do CPF Digital consiste basicamente em confirmar que a pessoa que instalou o aplicativo naquele aparelho celular é realmente o titular do CPF. Para isso, o aplicativo solicita que você faça uma série de movimentos com o rosto de frente para a câmera frontal do aparelho e, ao final, faça uma selfie. Veja a seguir, o passo a passo para configurar o CPF Digital:
1. Após instalar o aplicativo, abra o CPF Digital. Em seguida, passe pelas telas de inicialização, e digite o número do seu CPF e a data de nascimento.
2. Leia e aceite os Termos e Condições de Uso do aplicativo CPF Digital.
3. O próximo passo é realizar a prova de vida. Você deverá centralizar o seu rosto no círculo amarelo e fazer os movimentos com o rosto quando o aplicativo solicitar. Os movimentos são virar o rosto para a esquerda, virar o rosto para a direita, fechar os olhos e sorrir. Você terá 60 segundos para fazer todos os movimentos de forma correta. Caso não consiga completar a prova de vida dentro desse tempo, basta repetir o processo quantas vezes for necessário.
4. Depois de completar a prova de vida, o aplicativo solicita que você faça uma selfie. Caso não goste da foto, você pode repetir a selfie quantas vezes for necessário.
5. Em seguida, é a hora de criar um PIN (senha) para utilizar o CPF Digital. Para definir o PIN, digite quatro dígitos e aperte no botão "Aceitar".
Pronto! Você já pode utilizar o seu aplicativo CPF Digital. Nessa primeira versão, a Receita Federal disponibilizou o serviço de atendimento interativo para esclarecer dúvidas sobre imposto de renda. O chat utiliza inteligência artificial para responder questões como obrigatoriedade de entrega, prazos, multa por atraso, restituição do IR, situações individuais, declaração em conjunto, Carnê Leão e isenção para portadores de doenças graves.
Leia Também
14 milhões já entregaram a declaração de IRPF 2020
Coronavírus: como fica o atendimento na Receita Federal
Como imprimir a certidão negativa da Receita Federal
Consulta do CPF pelo site da Receita Federal
Como regularizar o CPF suspenso
Não votar nas eleições pode suspender o CPF