O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um documento que permite realizar transações com diversas instituições, tanto governamentais quanto privadas. O CPF é solicitado, por exemplo, para abrir e movimentar contas bancárias, fazer compras, arrumar emprego, ter acesso a vários serviços públicos, entre outros atos. Portanto, qualquer irregularidade cadastral no CPF pode impedir que a pessoa realize tais atos.
Para saber se o seu CPF está regular ou se quiser saber o motivo pelo qual está irregular, é preciso fazer uma consulta do CPF no site da Receita Federal. Essa consulta do CPF é bem simples; basta digitar o seu número de CPF e a sua data de nascimento, conforme tela abaixo.
Consulta do CPF na Receita Federal
Para consultar o seu CPF na Receita Federal, acesse a página de consulta.
Na página que se abrirá, digite o seu CPF, a data de nascimento e marque a caixa “Não sou um robô”. Em seguida, clique no botão “Consultar”.
Pronto! Você acabou de fazer a consulta do CPF na Receita Federal e gerar o seu Comprovante de Situação Cadastral no CPF. Agora, vamos aprender o que significa cada situação cadastral.
Situação Cadastral do CPF
Um CPF pode estar nas seguintes situações cadastrais:
CPF regular: indica que não há inconsistência cadastral nem omissão de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF).
Observação: caso não consiga realizar alguma transação comercial, mesmo com o CPF regular na Receita Federal, aconselhamos que você faça uma consulta do CPF em órgãos de análise de crédito, como SPC e Serasa, bem como uma consulta de pendências tributárias (consultar pendências no CPF).
CPF pendente de regularização: essa situação indica que houve omissão de DIRPF, ou seja, a pessoa estava obrigada a preencher a declaração de imposto de renda em algum ano, mas não o fez. Saiba como regularizar o CPF pendente de regularização.
CPF suspenso: indica alguma inconsistência cadastral. As inconsistências cadastrais mais comuns no CPF ocorrem no nome do contribuinte, na data de nascimento, no nome da mãe e no Título de Eleitor. Saiba como regularizar o CPF suspenso.
CPF cancelado por multiplicidade: ocorre quando há mais de uma inscrição no CPF para a mesma pessoa. Esta situação é mais frequente entre as pessoas que perderam ou tiveram seus documentos roubados.
CPF de titular falecido: situação cadastral do CPF que fica registrada no sistema após a emissão da certidão de óbito.
CPF cancelado por encerramento de espólio: quando a pessoa falecida deixou bens a serem partilhados e o inventariante já apresentou a Declaração Final de Espólio (DFE).
CPF nulo: essa situação indica que foi constatada alguma fraude na inscrição do CPF.
CPF
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um cadastro mantido pela Receita Federal que foi criado em 1968 com o objetivo de cobrança do imposto de renda. Inicialmente, a comprovação da inscrição era feita por meio do Cartão de Identificação do Contribuinte, ou simplesmente, CIC. Com o passar do tempo, o número de inscrição no CPF começou a ser usado para outras finalidades, e hoje pode até substituir outros cadastros do Governo Federal.
Leia também
Como fazer a declaração do imposto de renda
Imposto de renda 2020: Quem precisa declarar
Como funciona o pagamento da restituição do imposto de renda