Após entregar a declaração do imposto de renda vem o período de espera pelo pagamento da restituição do IRPF. Apesar de muitas pessoas receberem a restituição da Receita Federal, nem todo mundo tem direito a restituição, como explicamos neste artigo. Mesmo assim, a quantidade de contribuintes é tão grande que a Receita Federal precisa seguir um calendário mensal de pagamento da restituição do IRPF, depositando no dia 15 de cada mês na conta dos contribuintes a restituição corrigida pela taxa de juros Selic.
Consulta restituição IRPF
Para fazer a consulta da restituição do imposto de renda, acesse a página de consulta no site da Receita Federal.
Selecione o ano da restituição que você quer consultar, preencha os campos “CPF”, “Data de Nascimento”, os caracteres de verificação e clique no botão “Consultar”.
Após o preenchimento dos campos de consulta da restituição do imposto de renda, o sistema da Receita Federal informa a situação da restituição referente ao ano selecionado.
Observação: se você tem direito à restituição em determinado ano, mas não recebeu o pagamento até dezembro, é provável que a sua declaração tenha caído na malha fina. Consulte regularmente o extrato de processamento da declaração para verificar se há pendências a serem corrigidas.
Leia também
Como fazer a declaração do imposto de renda 2019
Como funciona o pagamento da restituição do IRPF
Imposto de renda 2019: conheça as regras
O que é desconto simplificado do imposto de renda?