Atualizado em 08/04/2020
O secretário da Receita Federal do Brasil anunciou nesta quarta-feira (01) que o prazo para declarar o imposto de renda pessoa física 2020 foi prorrogado para o dia 30 de junho. Inicialmente, o prazo para declarar o IR 2020 acabaria no dia 30 desse mês.
A medida foi tomada em função das dificuldades para atendimento dos contribuintes geradas com as medidas restritivas sobre a aglomeração de pessoas impostas pela pandemia de coronavírus. Muitas pessoas que perderam o número do recibo da última declaração ou que precisavam obter os informes de rendimentos das fontes pagadoras não estavam conseguindo agendar atendimento. Para minimizar o problema, a Receita Federal também deixou de exigir o preenchimento com o número do recibo da última declaração.
As datas de pagamento do imposto de renda também foram prorrogadas. Para débito automático da 1ª cota, fica valendo a data limite de 10 de junho. O vencimento das demais cotas será o último dia útil de cada mês a partir de julho.
Para quem já declarou o imposto de renda 2020, será necessário atualizar o programa gerador da declaração e, depois disso, imprimir novamente o DARF de pagamento da cota única ou primeira cota, com a data de vencimento atualizada para 30/06/2020.
De acordo com o secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, o cronograma de pagamentos das restituições será mantido.
Declarações do IR já entregues
Segundo divulgação da Receita Federal, foram entregues mais de 8,1 milhões de declarações do IR 2020 até as 11:00 desta segunda-feira (30). A estimativa da Receita Federal é que sejam entregues 32 milhões de declarações dentro do prazo.
Leia Também
Quem precisa declarar imposto de renda em 2020
Como alterar o CPF
Prazos de pagamento do Simples são prorrogados devido ao coronavírus
Mais de 5,8 milhões de pessoas já entregaram a declaração do IR 2020
Qual o limite de idade para declarar o imposto de renda?
Coronavírus: como fica o atendimento na Receita Federal