Após permitir a regularização de CPF por e-mail devido ao coronavírus, a Receita Federal divulgou nesta terça-feira (14) que as pessoas também poderão fazer o CPF via e-mail. O novo procedimento está sendo adotado em função da necessidade de CPF para recebimento do Auxílio Emergencial de Proteção Social a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, Devido à Pandemia da COVID-19. As pessoas maiores de 18 anos que ainda não tinham CPF nem título de eleitor não estavam conseguindo pedir o auxílio emergencial. Agora, essas pessoas poderão fazer o CPF gratuitamente por e-mail, de forma semelhante ao procedimento que os bancos já vêm adotando para abertura de contas.
Como fazer o CPF por e-mail
Para fazer o CPF durante o período de pandemia do coronavírus, em que as unidades de atendimento presencial estão fechadas ou com atendimentos limitados, é necessário enviar os documentos pessoais para o e-mail oficial da Receita Federal, conforme o estado de residência da pessoa. Os documentos necessários para fazer o CPF são:
- Documento de identificação;
- Para maiores de 16 anos: RG atualizado. Se o RG não estiver atualizado, anexar também a Certidão de Casamento ou Nascimento. Também são aceitos Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento.
- Para menores de 16 anos: RG ou Certidão de Nascimento do menor e RG do responsável (pai, mãe ou tutor ou guardião judicial). Na hipótese de representação por tutor ou guardião, anexar também o respectivo termo de tutela/guarda.
- Título de eleitor (opcional);
- Comprovante de endereço; e
- Foto de rosto (selfie) do interessado ou responsável segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde deverá aparecer a fotografia e o número do documento de forma legível.
E-mails oficiais da Receita Federal
A documentação para fazer o CPF relacionada acima deverá ser enviada EXCLUSIVAMENTE para os e-mails oficiais da Receita Federal, conforme o estado onde a pessoa reside. Veja, abaixo, a relação oficial dos e-mails da Receita Federal para atendimento de serviços de inscrição e regularização do CPF:
- Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins: [email protected]
- Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima: [email protected]
- Ceará, Maranhão e Piauí: [email protected]
- Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte: [email protected]
- Bahia e Sergipe: [email protected]
- Minas Gerais: [email protected]
- Espírito Santo e Rio de Janeiro: [email protected]
- São Paulo: [email protected]
- Paraná e Santa Catarina: [email protected]
- Rio Grande do Sul: [email protected]
Não é necessário pagar qualquer taxa ou tarifa para fazer o CPF por e-mail. Basta enviar a mensagem com o título 'CPF - Inscrição' para o e-mail correspondente, anexando os documentos necessários no formato PDF ou JPG (foto).
Leia Também
Como imprimir a 2ª via do CPF
Como alterar o CPF
Consulta de CPF na Receita Federal
Como regularizar o CPF pela internet
Como regularizar o CPF suspenso
Como regularizar o CPF na situação pendente de regularização